Neste vídeo, um resumo do pensamento agroecológico

Este vídeo, “Ana Primavesi – Vida na terra”, feito pela Lavoura Produtora em parceria com a a Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo (AAO-SP), com participação especial inclusive da presidente da AAO, Ondalva Serrano, traz um resumo dos ensinamentos da dra. Ana Primavesi. Ele foi lançado por ocasião da homenagem que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo prestou, dia 30 de novembro de 2012, em Ato Solene, a dra. Ana Primavesi.

Abaixo, alguns pensamentos da agrônoma expressos neste vídeo, que de tão óbvios e simples, são impactantes e nos obrigam a questionar o atual modelo de agricultura “convencional”:

“Antigamente só existia orgânico. Nós plantamos 5 mil anos de orgânicos. A Revolução Verde, todo mundo sabia que era feita pela indústria, não pela agricultura. Porque os agricultores não se interessaram por este negócio. Quem se interessava eram as indústrias, para vender os produtos deles. E todo mundo sabia disso. Mesmo sendo há quase cem anos, as pessoas não eram burras. Os erros graves começaram quando eles começaram a ficar mais modernos, vamos dizer. Porque o agricultor faz por si mesmo, convive com o solo. Agora, se você vem de fora e não tem ideia de solo nenhum, e quer fazer não sei o quê, aí comete erros.. De montão.”

“A gente tem de tentar fazer uma agricultura cada vez mais natural. Voltar para os tempos antigos, onde nós tínhamos agricultura natural. Porque hoje em dia a gente pensa: Ah, tem muita gente, precisa de muita coisa química para produzir mais. Mas se a terra está boa, não precisa tanto. Só que a terra está cada vez pior, então eu vou precisar de cada vez mais químico para poder produzir.”

Anúncios

Uma resposta para “Neste vídeo, um resumo do pensamento agroecológico

  1. S E N S A C I O N A L A I N D A É P O U C O ! !
    MARAVILHOSA CHEGA PERTO!
    INCOMPARÁVEL PODERIA SER UM ADJETIVO ADEQUADO!
    ANA PRIMAVESI… Tudo que disse, tudo que fez, tudo que pensou, tudo que queria para o solo… é o resultado de sua simplicidade, somada e sua genialidade única! Muito obrigado por ter vindo morar em terras tupiniquins! Meus netos agradecem!

    AN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s